Um total de 305 processos foram pautados e 75 julgados na 1ª Sessão Plenária do ano de 2021 do Poder Judiciário da Bahia. Além disso, o pleno também foi marcado pela apresentação de um vídeo destacando o trabalho realizado pela Universidade Corporativa (Unicorp) do Tribunal.
Presidida pelo Presidente do PJBA, Desembargador Lourival Almeida Trindade, a Sessão foi realizada na manhã de quarta-feira (27). Por conta da pandemia do Coronavírus, o pleno continua sendo realizado de forma virtual, o que garante a continuidade da prestação jurisdicional.
Apresentado pelo Desembargador Nilson Castelo Branco, Diretor-Geral da Unicorp, o vídeo evidencia as realizações da Universidade e mostra a planta em 3D das novas instalações da sede, que tem aproximadamente 1.100 metros quadrados.
A Unicorp está sendo construída na cobertura do Anexo 2 do prédio sede do Tribunal, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB). “{…} É bom sublinhar nesta oportunidade, que a transferência da sede da Unicorp ocasionará, sem sombra de dúvida, grande economia ao nosso Poder Judiciário, notadamente pelo fim do aluguel e manutenção do antigo imóvel. Para que se tenha uma ideia matemática, em 2019, essas despesas com aluguel, superaram o montante de um milhão e meio em reais”, destacou o Desembargador Lourival Almeida Trindade.
Um balanço da Universidade no ano de 2020 também é apresentado no vídeo. Foram 186 ações educativas, sendo 152 cursos e cerca de 400 turmas, a maioria na modalidade à distância e na modelagem autoinstrucional. Além disso, a Unicorp teve 100% de aproveitamento no prêmio CNJ de qualidade 2020.
O vídeo segue disponível na íntegra, no canal do PJBA no Youtube.
A sessão pública desta quarta-feira (27) foi transmitida pelos setores de taquigrafia e de tecnologia da informação, e acompanhada pelo cidadão através da internet, por meio de link disponibilizado no site do Tribunal, no portal de Sessões e Julgamentos do 2º Grau do PJBA, o que garante transparência aos atos, em conformidade com as ações da nova gestão e determinações do CNJ.