17º Encontro Nacional do Poder Judiciário acontece em Salvador, dias 04 e 05/12, com o apoio do TJBA

Home > 17º Encontro Nacional do Poder Judiciário acontece em Salvador, dias 04 e 05/12, com o apoio do TJBA Voltar

17º Encontro Nacional do Poder Judiciário acontece em Salvador, dias 04 e 05/12, com o apoio do TJBA


1 de dezembro de 2023 às 12:25

O futuro da Justiça brasileira estará em debate nos dias 4 e 5 de dezembro, na cidade de Salvador, onde representantes de tribunais brasileiros se reúnem no 17º Encontro Nacional do Poder Judiciário. Promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o evento marca a aprovação das Metas Nacionais do Poder Judiciário para o ano de 2024. 

O Tribunal de Justiça da Bahia, sob a presidência do Desembargador Nilson Soares Castelo, tem oferecido todo apoio logístico, junto a Corregedoria Geral da Justiça da Bahia, para a realização do Encontro. O Governo do Estado da Bahia e a Prefeitura de Salvador, também, apoiam o evento por meio de patrocínio.

A programação desta edição contará com debates sobre temas atuais do cenário da Justiça brasileira, como os desafios do uso da inteligência artificial e das tecnologias para garantir maior eficiência dos serviços prestados aos brasileiros. Também haverá discussões sobre o papel do Poder Judiciário na ampliação e proteção do acesso à justiça de comunidades indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais. 

A abertura do 17º Encontro será conduzida pelo presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministro Luís Roberto Barroso, com palestra magna sobre o tema “Magistratura, Eficiência do Poder Judiciário e Uso das Tecnologias”, na segunda-feira (4), às 19h40. A solenidade contará ainda com a presença dos Presidentes do Superior Tribunal Eleitoral (TSE), Ministro Alexandre de Moraes; do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ministra Maria Thereza de Assis Moura; do Corregedor Nacional de Justiça, Ministro Luís Felipe Salomão; do Tribunal de Justiça da Bahia, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco e do Corregedor-Geral da Justiça do Tribunal de Justiça da Bahia, Desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano. 

Acesse a programação completa do evento 

Na terça-feira (5), serão apresentados os resultados alcançados pela Justiça este ano e feita a entrega do Prêmio CNJ de Qualidade 2023, além de informadas as regras para a premiação em 2024. Pela manhã, serão realizados dois painéis sobre os Caminhos da Eficiência do Poder Judiciário e Cidadania e a Ampliação do Acesso à Justiça: Avanços e Desafios. Os trabalhos serão conduzidos pelos conselheiros e juízes auxiliares da Presidência do CNJ. 

Depois de debatidas e aprovadas em reuniões setoriais ao longo da tarde, as Metas Nacionais para 2024 serão apresentadas no encerramento do Encontro, que será conduzido pelo ministro Luís Roberto Barroso.

Descrição da imagem: ilustrativa com o nome, data e local do evento [fim da descrição]

#pracegover #pratodosverem Texto publicado: Ascom TJBA