18 de março de 2025
Da Inteligência Artificial à gestão cartorária, das palestras motivacionais ao treinamento do PJe e aos cursos de custas judiciais. Ilhéus e mais 30 comarcas passam a contar, a partir desta segunda-feira (17), com uma sede para a realização de aulas presenciais promovidas pela Unicorp-TJBA.
A inauguração da sede do Polo do Sul, no Fórum Epaminondas Berbert de Castro, em Ilhéus, mobilizou magistrados, servidores, colaboradores, outros representantes do sistema de justiça e da sociedade civil, que poderão ter acessos a cursos.
A unidade havia sido criada em 2023, pelo então diretor-geral da Unicorp-TJBA, desembargador Mário Albiani Júnior, mas para aulas online. “Foi uma iniciativa louvável, e na nossa gestão resolvemos ampliar e impulsionar o projeto de descentralização, possibilitando de forma concreta e efetiva o acesso ao saber fora da capital, criando polos regionais da Unicorp-TJBA, todos com espaços físicos próprios,”, disse o diretor-geral Jatahy Júnior, em breve discurso durante a instalação, quando agradeceu à presidente Cynthia Resende: “Sem ela, com seu espírito agregador e de liderança, não seria possível realizar tanto”.
A área de atuação do Polo do Sul reúne Ilhéus, Itabuna, Canavieiras, Itacaré, Una, Uruçuca, Buerarema, Camacã, Coaraci, Ibicaraí, Ibirapuã, Itajuípe e Ubaitaba, Jequié, Ipiaú, Ubatã, Jitaúna, Ibirataia, Itagibá, Jaguaquara, Maracás, Santa Inês, Ubaíra, Laje, Mutuípe Camamu, Gandu, Valença, Wenceslau Guimarães, Ituberá e Taperoá.
Além do diretor-geral, compuseram a Mesa a juíza Emanuele Armede, diretora do Foro; os juízes Tardelli Boaventura, coordenador-adjunto, e Antonio Hygino, coordenador do polo; o procurador do Município, Martoni Maciel, representando a OAB; o coronel José Souza Júnior, comandante da Polícia Militar na Região Sul da Bahia; Elizete Reis, coordenadora da Defensoria Pública de Ilhéus; e Paulo Bonfim, presidente da Academia de Letras Jurídicas de Ilhéus.
À tarde, teve início a primeira atividade presencial: o curso “Inovações tecnológicas aliadas à prática jurisdicional”, ministrado pelos juízes Eduardo Camillo e Rodrigo Britto, e pela advogada Maria Clara Seixas. As aulas seguem até 21 de março.